Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Envelhecer

Rogério Bittencourt
(Gustavo Machado)


Brota do meu ser
transformo-me
e as rugas aparecem
os fios brancos entram em vigor
a melanina do meu corpo está escassa
o envelhecer me persegue

E vem o peso da idade
os compromissos, preocupações
responsabilidades
casa, contas, dívidas

Mas o espiritual continua vital
não segue o mesmo rumo do corpo
é jovem, persistente, sonhador
assim como a 40 anos atrás
nunca deixou de procurar algo novo

A idade avançada
é uma conseqüência do destino
o tempo, quem criou foi o homem
são apenas datas e marcações
para uma vida dirigida, controlada
o tempo é, simplesmente, algo econômico

Mas com o tempo
data-se o conhecimento
evolução
e disso tenho certeza
que nunca fugi


Foram mulheres e divórcios,
livros e mais livros,
cair e levantar,
com a vida se aprende tudo
o tempo é a escola da vida
e nela se tem como matéria essencial:
viver e conhecer

E vivi, conheci
aproveitei do que a vida
me deu de melhor
e, também, do de pior

Sentado, escrevo hoje
um resumo de minha história
os anos que por eles passei
as rugas que, nascendo, presenciei
e os fios brancos que, mais, muito mais
ainda verei

Nenhum comentário:

Postar um comentário